Torres é uma cidade situada no extremo norte do litoral Atlântico do estado do Rio Grande do Sul. A paisagem da cidade se destaca por ter paredões rochosos à beira-mar e por ter à sua frente a única ilha marítima do estado, a Ilha dos Lobos.
Este município faz divisa com Santa Catarina e está a 197 Km de Porto Alegre e a 280 Km de Florianópolis. Tem este nome devido a três grandes rochedos que se estendem à beira Mar. São eles: Torre do Norte (Morro do Farol); Torre do Centro (Morro das Furnas) e Torre do Sul (onde está a Praia da Guarita).
Sendo uma das cidades mais antigas do estado do Rio Grande do Sul, tendo sido área de comércio de trocas entre índios, ainda tem na pesca uma das bases de sua economia. Com suas belezas naturais e passeios de barco, o turismo ecológico é uma ótima opção para quem visita a cidade.
A praia da Guarita se localiza entre as torres, que dão nome à cidade, tendo ao norte o Morro das Furnas e ao sul o Morro da Guarita. Integra a área de proteção ambiental do Parque da Guarita.
Com 800 Km de orla, fica situada ao pé de uma das Torres e possui esse nome pois até 1940 fabricava-se cal mineral nos fornos que ficavam perto da praia. Praia de grande beleza natural.
Tem 6km de extensão e localiza-se após o Parque da Guarita, tem esse nome devido ao Morro da Itapeva que em Tupi Guarani significa "Pedra Chata". Única praia da cidade de Torres que permite o acesso de carros.
Fica entre a Praia Grande e a Praia da Cal, também conhecida como praia do Meio, ponto de encontro de surfistas por ter um fundo rochoso que dá boa formação para as ondas. Com 600 m de orla, apesar de ser tranquila é perigosa para banho.
Com uma orla extensa, clima agradável e mar límpido, é um dos refúgios da cidade, ideal para os que buscam tranquilidade. Costuma receber menos turistas, sendo ainda pouco conhecida entre os que visitam a cidade. Normalmente é frequentada por moradores da região e pescadores.
Entre a Praia dos Molhes e a Prainha, com orla de 2 km, muito boa para o surf. Também é a preferida entre os turistas, para banho de mar, além da prática de diversos esportes, como futebol, vôlei, entre outros. A maioria dos turistas concentra-se neste local, onde ocorrem também inúmeros shows à beira-mar.
Uma das maiores praias recebe um grande número de turistas todos os anos, principalmente no verão. Os jovens aproveitam para surfar ou praticar esportes aquáticos, já que esta praia conta com uma larga faixa de areia dourada e grossa com um mar limpo e boas ondas. É possível também, encontrar pescadores na região. Com boa infraestrutura turística, urbanizada e com várias opções de bares e restaurantes.
Com seu visual rústico e clima tranquilo e aconchegante, costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada. Possui uma grande faixa de areia dourada, com partes cobertas por vegetação nativa. O mar é agitado, com boas ondas e águas transparentes.
Uma das igrejas mais antigas, foi a primeira a ser construída no trecho entre a Laguna e Osório. Uma ótima opção para quem gosta de apreciar construções antigas além de ser um passeio para toda a família.
Localizada no centro da cidade tem esse nome devido ao seu formato original que assemelha-se a um violão. O local é aproveitado para a realização de esportes aquáticos.
O local é habitado por lobos e leões marinhos que o utilizam como descanso em suas rotas migratórias, bem como aves de várias espécies, inclusive oceânicas, além de corais e mariscos.
No período de agosto a novembro é comum a visita das baleias francas quando procuram águas mais quentes para procriar e ter filhotes. Na cidade, podem ser observadas de diversos locais, mas o Morro do Farol, um dos pontos turísticos mais visitados.
fundação: 21 de maio de 1878 (139 anos)
quem nasce aqui é: Torriense
ocupa uma área de: 162,128 km²
uma população aproximada de: 37.107 habitantes
temperatura média entre: 12 e 22 graus
código da área: 51
2 de fevereiro: Padroeira Nossa Sra dos Navegantes
21 de maio: Emancipação da Cidade
8 de agosto: Padroeiro São Domingos
20 de setembro: Revolução Farroupilha
26 de setembro: Festa de Aniversário do Município
Torres fica perto dos municípios: Arroio do Sal, Mampituba, Passo de Torres (SC)
acesso pela BR 101 e pela BR 116 para quem vem do norte ou do sul, e pela RS 389. a Estrada do Mar para quem vem do sul.
de ônibus pela viação São José ou viação Eucatur.
a partir do Aeroporto internacional de Curitiba Affonso Pena, é possível pegar ônibus executivos que fazem o trajeto até a cidade de Torres quatro vezes ao dia.
Fonte: Secretaria de Turismo de Torres
Mais informações: www.torres.rs.gov.br www.torres.com.br