Porto Belo, a capital catarinense dos transatlânticos, conhecida por suas águas tranquilas boas para navegação emancipou-se do município de Tijucas em 1927. Tem natureza exuberante e ainda conservada. Quem visitar a cidade certamente desfrutará de passeios de barco e caminhadas por trilhas rústicas nas mais lindas paisagens da região.
Os turistas costumam fazer passeios de escunas por muitos roteiros e quem visita a região fora da temporada de verão pode participar da Semana Internacional de Gastronomia, que acontece no final de julho, com participação de renomados chefs do país.
Por ser um porto natural, tem grande movimento na alta temporada, destacada como destino de transatlânticos ou navios de cruzeiro, além de possuir diversas marinas que proporcionam ao viajante um excelente apoio para a atividade náutica.
Com mar calmo, pois está protegida do alto mar pela Ilha de Porto Belo logo à frente, possui o Píer Municipal de Porto Belo que serve como porta de entrada para os turistas que chegam dos cruzeiros.
Às margens da rodovia SC-412, pouco antes do iate clube e da subida do morro que é caminho para o município de Bombinhas. Com faixa de areia estreita, é usada por pescadores e também para passeios de barco.
Com acesso pela mesma rua, esta, também possui uma colônia de pescadores, com faixa de areia estreita é o ponto mais rápido para se acessar a Enseada do Caixa Daço, que está logo à frente.
A primeira praia para quem chega em Porto Belo e também a maior do município com 2,5 km de extensão. Com faixa de areia bem larga, clima familiar e também ideal para a pratica de esportes.
Considerada uma das mais bonitas e desertas da região, com acesso feito através de uma trilha ou então por embarcações, possui uma faixa de areia estreita, com 80 metros de extensão e águas cristalinas.
Com acesso pela Rua Pedro Jacinto Dias, a Praia do Araçá tem uma colônia de pescadores com mar de águas bem calmas e limpas.
Também chamada de Ponta da Galheta ou Ponta da Garoupa, com paredões rochosos beirando o mar, leva a uma trilha onde é possível chegar ao município vizinho, Bombinhas, passando pelo Parque Municipal da Galheta.
Localizada no centro de Porto Belo, os pescadores com forte descendência açoriana conduzem os visitantes em seus barcos até a Ilha de Porto Belo.
Situado no Alto do Perequê, os turistas encontrarão grande variedade de cachaças artesanais que podem ser degustadas e compradas.
fundação: 13 de outubro de 1832 (184 anos)
quem nasce aqui é: Porto-belense
ocupa uma área de: 93,632 km²
uma população aproximada de: 18.630 habitantes
temperatura média entre: 18 e 36 graus
código da área: 47
29 de junho: Consagração de São Pedro
Segunda sexta-feira de julho: Sagrado Coração de Jesus
06 de agosto: Bom Jesus dos Aflitos - Padroeiro da Cidade
13 de outubro: Aniversário da Cidade
Porto Belo fica perto dos municípios: Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema e Tijucas
de Florianópolis a Porto Belo seguir pela BR 101, sentido Curitiba, entre Tijucas e Porto Belo há um pedágio, cerca de 2 km antes da entrada principal do município.
a partir de Florianópolis, pegar a Viação Rainha e Viação Navegantes. De Curitiba para Porto Belo, todos os dias as 8:30h e retorno às 16:40h.
os aeroportos mais próximos estão ambos a 60 km do município, são eles, Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder em Navegantes e Aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis.
Fonte: Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Porto Belo
Mais informações: www.portobelo.sc.gov.br www.portobelo.sc.gov.br www.ilhadeportobelo.com.br