Bombinhas é a capital do mergulho ecológico, composta por 39 lindas praias e um dos mais belos refúgios de Santa Catarina. É hoje um dos balneários catarinenses mais procurados pelas famílias que buscam paz e tranquilidade e apesar do turismo ter gerado um rápido desenvolvimento urbano, o município mantém suas características de preservação ecológica mantendo a qualidade de vida da população local e visitantes.
Entre as 39 praias, 19 são preservadas, 10 com pouca ocupação e 10 urbanizadas. Com uma economia voltada para o turismo e criação de mariscos e ostras, além da pesca tradicional, possui uma população de aproximadamente 17 mil habitantes.
Além disso, o município faz parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, um importante centro de estudos científicos da fauna e flora marinha, criadora de várias espécies de aves migratórias, e uma das melhores áreas de mergulho do país.
Com boa faixa de areia é indicada para caminhadas, enquanto a orla abriga bares e restaurantes. Fica entre Zimbros e Canto Grande.
Com ondas fortes que quebram longe da areia é o ponto de encontro para os surfistas.
Dividida em duas praias ao pé do Morro do Macaco: a de Fora, que é a continuação de Mariscal, com águas calmas e clima tranquilo e a de Dentro, continuação de Morrinhos, voltada para o pôr do sol e ponto de partida para pescarias e passeios de barco pela região.
É uma praia familiar com crianças e adeptos do snorkel. Por estar totalmente cercada por morros, é uma praia bem protegida pelos ventos. Fica no caminho para o Morro do Macaco e é ponto de partida para a praia da Tainha.
Cercada por mata nativa, possui uma cachoeira com águas claras, perfeito para mergulho. O acesso é feito por uma trilha a partir da praia da Lagoa.
É uma das melhores da cidade para o mergulho com snorkel. Para quem gosta de caminhadas, o acesso pode ser feiro pelo costão direito da praia de Bombinhas, passando pela Prainha, Embrulho e Lagoinha. O acesso por veículos é feito pela Rua das Garoupas (continuação da Av. Ver. Manoel José dos Santos) até o estacionamento particular de onde sai a trilha.
Com uma pequena lagoa nas proximidades, esta praia tem o mar calmo e cercado pela mata. O acesso se dá por uma caminhada de 15 minutos a partir da Praia do Cardoso.
Ainda pouco conhecida, a praia do Porto da Vó é bastante procurada para a pesca.
Com quatro quilômetros de orla, esta praia é procurada para caminhadas e também pelas famílias, que se concentram no canto direito, mais próximo às pousadas e bares. Os surfistas preferem o canto esquerdo, chamado de Atalaia, onde as ondas quebram com mais força.
Bonita e preservada, tem cerca de 100 metros de extensão, mar calmo e movimento razoável no verão. Fica a dez minutos a pé da praia de Zimbros.
Tainha é perfeita para banhos e mergulho com máscara e snorkel. O mar é calmo, com areia fofa. O acesso é pela estrada que leva ao Morro do Macaco e ao Mirante Eco 360º.
Tem piscinas naturais perfeitas para o mergulho livre. Daqui sai a maioria dos barcos com mergulhadores.
Pequena, com ondas fortes e cercada por morros, a praia do Retiro é procurada para atividades como camping, pesca esportiva e mergulho autônomo. É uma das poucas praias que não ficam movimentadas durante a alta temporada.
Com pouco mais de 100 metros de extensão é procurada para banhos de mar, por suas águas transparentes e por ser relativamente tranquila mesmo na alta temporada. Cercada por mata nativa, tem acesso por trilha a partir da praia de Bombas, pelo costão direito.
Vizinha da Bombinhas, com mar agitado, possui dois quilômetros de extensão, é urbanizada e conta com estrutura de bares e restaurantes. Também é bastante procurada para a prática de caminhadas, já que o calçadão da praia Norte de Bombas ficou pronto e a faixa de areia está mais larga. A Avenida principal conta com ciclovia e calçadas amplas dos dois lados.
Praia preferida pelos pescadores com seus barcos coloridos ainda de difícil acesso, tem uma das naturezas mais exuberantes da cidade.
O acesso é pela praia Triste, em trilha de meia hora. Sempre deserta, tem praia de tombo de 600 metros e areias avermelhadas.
A Ilha do Arvoredo é uma reserva biológica procurada por mergulhadores. O clima, a fauna e a flora fazem dessa ilha um ambiente especialmente rico em espécies marinhas.
O Mirante é uma ótima opção para quem quer apreciar uma bela vista. Depois de uma pequena caminhada pela trilha, o visitante pode tirar muitas fotos e observar ilhas e cidades próximas de Bombinhas. O lugar também tem um e uma tirolesa com 200m de extensão.
Entre as praias de Conceição e Canto Grande, é uma unidade de conservação a 191 metros de altitude e acessível a pé, para apreciadores de escaladas em trilhas pouco íngremes.
fundação: 30 de março de 1992 (25 anos)
quem nasce aqui é: Bombinense
ocupa uma área de: 35,91 km²
uma população aproximada de: 14.293 habitantes
temperatura média entre: 15 e 25 graus
código da área: 47
02 de fevereiro: Padroeira Nossa Sra dos Navegantes
15 de março: Aniversário da Cidade
11 de agosto: Criação da Capitania
Bombinhas fica perto dos municípios: Porto Belo, Camboriú, Itapema e Balneário Camboriú
de Florianópolis a Porto Belo seguir pela BR 101, acesso tanto para Porto Belo quanto Bombinhas.
pelas empresas Pluma, Itapemirim e Catarinense, que possuem horários diariamente entre Balneário Camboriú e outras cidades brasileiras. De Balneário até Bombinhas a Auto Viação Praiana tem serviço regular de transporte coletivo, de hora em hora em ônibus regular.
os aeroportos mais próximos estão ambos a 60 km do município, são eles, Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder em Navegantes e Aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis.
Fonte: Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas
Mais informações: www.turismo.bombinhas.sc.gov.br www.bombinhas.com www.bombinhasonline.com